7 equipamentos para supermercado que não podem faltar
Iniciar um negócio voltado ao comércio requer planejamento por parte dos líderes, visto que podem ocorrer imprevistos e existem riscos a serem enfrentados. Vários itens são indispensáveis para que o empreendimento cresça e funcione de maneira adequada. Os equipamentos principais não podem faltar na hora de montar os supermercados, assim como os produtos básicos nas prateleiras.
Neste post, vamos falar sobre a importância de escolher os equipamentos para supermercado certos e como eles podem ajudar a tornar os processos mais ágeis, além de otimizar os resultados. Além disso, vamos apontar os itens que não podem faltar para que o negócio seja bem-sucedido e explicar por que eles são tão importantes para que você alcance o sucesso almejado.
Quer descobrir como adquirir equipamentos de qualidade para o seu supermercado? Continua a leitura!
A importância de escolher os equipamentos certos
É muito importante saber escolher os equipamentos certos para fazerem parte do supermercado, já que eles podem agilizar os processos e aprimorar os resultados. Esses estabelecimentos são caracterizados pelo autosserviço, ou seja, as pessoas entram e fazem compras sem precisar do auxílio de um vendedor para atender o seu desejo.
Por isso, é necessário ter uma estrutura mínima que permita o recebimento dos clientes e o processamento dos pagamentos. Os consumidores precisam ser atendidos e os colaboradores que fazem o atendimento necessitam de itens primordiais para ter um bom relacionamento com eles. Os equipamentos vão muito além daqueles utilizados nos caixas para fazer cobranças.
Os 7 equipamentos que não devem faltar em um supermercado
Alguns itens para supermercados são usados na área administrativa e são cruciais para o desenvolvimento das atividades comerciais. Esse setor também precisa ser equipado para que as tarefas gerenciais sejam realizadas de maneira adequada. Nele, são executados os trabalhos contábeis e administrativos que interferem nas estratégias do negócio.
Confira alguns equipamentos relevantes na área administrativa e nos corredores dos supermercados!
1. Balanças
As balanças são necessárias para pesar verduras, legumes, frutas, frios e carnes. São equipamentos de pesagem que estão disponíveis no mercado em diversos modelos e muitos podem ser integrados com a estrutura de checkout. Esses produtos digitais são muito usados atualmente e a sua ausência impede o crescimento saudável do supermercado.
2. Leitores de código de barras
O leitor de código de barras é praticamente obrigatório para a identificação e separação de mercadorias. Todos os estabelecimentos o utilizam para otimizar o tempo dos colaboradores e para aumentar a eficiência dos procedimentos. Eles fazem parte da automação dos processos e são bastante populares entre os consumidores que já se habituaram a utilizá-los.
Com os leitores de código de barras, é possível ter diversas vantagens. O empreendedor obtém benefícios na área da logística e recebe as informações com maior rapidez, as quais se referem ao estoque e à produtividade. Faça uso deles para eliminar a ocorrência de erros nos registros e minimizar as falhas humanas decorrentes de contagens manuais.
3. Coletores de dados
O coletor de dados trata-se de um aparelho que é portátil e muito usado para a captura de informações que são transportadas para um sistema interno. Com eles, os gestores conseguem mensurar vendas, fazer inventários e controlar os estoques de maneira eficaz. Os procedimentos que envolvem o recebimento de mercadorias e a contagem de produtos são agilizados.
Diversas configurações fazem parte dos coletores de dados que são fabricados em modelos variados para atender determinadas finalidades. Alguns são voltados para o setor operacional, outros para os centros de distribuição, departamento logístico ou expedição. Todos os supermercados podem adotá-los como ferramenta para auxiliar as equipes de recebimento e conferência.
Os coletores de dados fazem a leitura das informações referentes aos itens e as lançam de forma automática nos sistemas de gestão. Desse modo, elas estarão sempre atualizadas e facilitarão o gerenciamento do negócio, fornecendo relatório gerencial de controle e conferência confiáveis que possibilitam a tomada de diversas decisões. A produtividade aumenta e os profissionais se sentem mais confortáveis.
4. Caixa registradora
A caixa registradora serve para controlar as entradas de recursos financeiros no supermercado. Com ela, são realizadas transações rápidas e sem perder a credibilidade das operações. Ela também é importante para proteger e organizar as cédulas físicas de dinheiro, sendo uma máquina que conta com inúmeras funções e pode ser conectada aos computadores por meio de software.
5. Computadores
Os computadores são necessários para todos os escritórios que cuidam das questões administrativas do supermercado. Não é preciso gastar muito dinheiro para comprar equipamentos de ponta, mas eles precisam ter memória e poder de processamento adequado para as rotinas. Compre softwares originais, tendo em vista que os programas pirateados deixam o sistema inteiro vulnerável e causam prejuízos.
6. Seladoras
As seladoras devem ser usadas para embalar frios, proteínas e outros produtos. Muitos supermercados adotam os procedimentos de embalagem a vácuo para obter valor agregado em suas ofertas. Trata-se de um diferencial que pode ser adotado para separar legumes e outros alimentos em porções predeterminadas para elevar as oportunidades de venda.
Com esses equipamentos, os supermercados ficam mais organizados e a apresentação dos produtos vai chamar a atenção dos consumidores. Geralmente, são separadas porções de 1 Kg para facilitar a aquisição das mercadorias, e utilizados padrões de cálculo para produzir as embalagens com tamanho de 20 X 30 cm.
7. Nobreak
O nobreak é muito importante para a automação do ponto de venda ou checkout e para outros equipamentos cruciais ao funcionamento do empreendimento. Muitos pensam que ele não é relevante, no entanto, a segurança proporcionada por esse equipamento aos outros aparelhos é indispensável. Esse item assegura o funcionamento dos outros quando há queda de energia.
Portanto, o nobreak faz com que os processos sejam contínuos e ininterruptos mesmo quando ocorre a falta de eletricidade. Na hora de escolher esse equipamento, considere a autonomia e a potência de carga que deve atender as necessidades do seu estabelecimento. É um erro escolher qualquer item considerando apenas o preço.
Esses são os 7 equipamentos para supermercado que não podem faltar para a alavancagem dos negócios. Adquira somente equipamentos de qualidade e procure até encontrar os melhores que existem no mercado. Algumas empresas, como a S&I Automação, oferecem assistência técnica diferenciada e soluções com excelente custo-benefício aos seus parceiros.
Este conteúdo despertou o seu interesse? Acesse nosso site e conheça nossas soluções em tecnologia, gestão e serviços para supermercados!