Código de barras: como ele pode ajudar sua loja?
O código de barras está presente na maioria dos produtos hoje em dia. Principalmente no varejo desempenha uma função importante, ajudando na operação e na gestão de estoque e de vendas em grande parte dos estabelecimentos comerciais.
As informações apresentadas no código são importantes para a identificação dos produtos e, por se tratar de uma tecnologia já bastante conhecida, é utilizada em quase todos os setores do mercado, o que facilita a padronização das mercadorias. Isso ajuda efetivamente varejistas, distribuidores, fabricantes e consumidores, possibilitando uma certeza durante as transações comerciais.
Mas afinal, o que é o código de barras?
O código de barras é a representação gráfica dos números que são responsáveis por identificar cada produto.
Em uma analogia, podemos dizer que esses números são para as mercadorias assim como um RG é para um cidadão brasileiro: a identificação. Cada produto recebe uma série numérica diferente, com suas particularidades e identificação.
Por meio de um leitor de código de barras é possível acessar todas informações do produto que estão vinculadas ao código e assim automatizar diversas operações. Já fizemos um artigo explicando com detalhes o sistema adotado no Brasil, que tem como base o EAN (European Article Number), que é a metodologia de identificação dos produtos.
Importância do código de barras para as empresas
Importante para a identificação dos produtos no ponto de venda, o código de barras facilita a vida do varejista em diversas operações diárias e proporciona uma segurança nas informações coletadas. Isso é fundamental para o bom funcionamento dos processos de venda, controle de estoque e gestão em geral.
Vamos apresentar as principais vantagens do código de barras:
1. Proporciona agilidade ao operador do PDV
Com a automatização do ponto de venda e dos sistemas que ajudam o varejista na operação diária do negócio, criou-se a necessidade de identificar os produtos para que eles fossem registrados no programa. Dessa forma a digitação do código era o processo natural, porém lento, de se fazer esse registro.
Com a chegada de equipamentos capazes de realizarem a leitura do código de barras por meio de lazer, a automatização do frente de caixa ganhou um grande aliado, visto que essa leitura faz com que o registro dos produtos aconteça de forma mais rápida, já que basta colocar o código de barras posicionado para o leitor.
Esse procedimento ajuda a aumentar a produtividade do operador de caixa, que em menos tempo consegue realizar a leitura de mais produtos. Isso faz com que as filas no caixa fiquem menores, reduzindo a insatisfação de clientes e aumentando a lucratividade das vendas.
2. Evita erros de digitação
Como falamos, o registro do produto é um procedimento importante do processo de venda. Se acontecer alguma falha ou erro, o maior prejudicado sempre é o varejista, pois seja, pela necessidade de correção, ou o constrangimento ao cliente, sempre haverá um prejuízo, seja financeiro ou de perda de tempo do operador do PDV.
Se esse procedimento acontecer sem um leitor de código de barras o risco de erro de digitação é grande, devido ao EAN ser composto por 13 dígitos ou pela repetição constante do processo para o operador.
Usar o código de barras e realizar a leitura da representação gráfica faz com que a probabilidade de erros praticamente desapareça. A chance de acontecer algum erro durante a leitura é de 1 em 3 milhões de leituras realizadas.
Assim, a segurança na operação do processo de venda é uma das principais vantagens em usar o código de barras.
3. Certeza da identificação do produto
Outro importante benefício do código de barras é a possibilidade da unificação da identificação de produtos, o que gera certeza para varejistas, consumidores e distribuidores.
Ele permite que os produtos sejam comercializados usando a mesma identificação em todos Estados do país, isso dá ao varejista uma segurança na hora de realizar as compras, garantindo que a mercadoria negociada é, de fato, a que gostaria de comprar para sua loja.
Além disso, para a gestão da empresa o código de barras também é importante. Como cada produto possui um código que não pode ser reaproveitado, o controle de estoque, a gestão de compras e o recebimento de mercadorias recebem auxílio da leitura do código de barras.
Usando um leitor é possível realizar esses processos com mais agilidade e segurança da acuracidade das informações coletadas.
4. Possibilidade de colocar várias informações do produto no código de barras
Por meio do código de barras é possível encontrar diversas informações sobre o produto, entre elas destacam-se: nome da empresa fabricante da mercadoria e número de identificação do produto.
Entre os números que são responsáveis pela construção do código de barras, há uma sequência específica para a atribuição das características particulares do produto. Dessa forma é possível encontrar diversas informações da mercadoria.
Esses dados são importantes para o cadastro de produto, controle de estoque, processo de venda e para a emissão das notas, pois alguns modelos exigem a informação de algumas características dos produtos comercializados.
Conclusão
Hoje em dia, contar com um sistema de venda automatizado é fundamental para garantir a satisfação do cliente, o que resulta em boas vendas. Dessa forma, o código de barras é uma tecnologia que proporciona agilidade e eficiência no momento de registrar os produtos no ponto de venda.
Além disso, por meio da leitura desse código também é possível o acesso às informações de cada item, favorecendo um bom controle de estoque e melhorando a gestão do negócio.
Portanto se você ainda não conta com um leitor de código de barras é bom começar a olhar o melhor para seu negócio. A operação da sua loja, principalmente de venda, tem muito a ganhar com a adoção dessa tecnologia.
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Fonte: Infovarejo