Comportamento de compra: entenda as diferenças entre homens e mulheres
O comportamento de compra do consumidor está em constante mudança, pois a cada dia surgem novas tendências que modificam hábitos e formas de consumo. Entretanto, há algumas características comuns ao analisarmos os perfis de homens e mulheres, especificamente.
Uma forma de visualizar essa diferença é verificar o resultado de uma pesquisa sobre perfil e os hábitos de compra dos consumidores digitais, realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), e publicada em julho de 2019.
De acordo com o resultado sobre compras por impulso, 44% das mulheres compram moda e vestuário. Já entre os homens, 33% preferem eletrônicos e artigos de informática. Portanto, há uma nítida diferença com relação às preferências de cada um.
A seguir, mostramos que as discrepâncias também devem se estender ao processo de fidelização de homens e mulheres e o que deve ser feito para conquistá-los. Continue a leitura!
Entenda a diferença no comportamento de compra do consumidor
Basicamente, o comportamento de compra são características, como as preferências, as intenções e a forma com que os consumidores se comportam durante o processo de compra. Elas devem ser avaliadas desde a fase de pesquisa até a etapa de aquisição do produto.
Esse comportamento sofre algumas tendências de acordo com o perfil do consumidor. Isso porque homens e mulheres costumam ter algumas preferências semelhantes e outras não, conforme apontado na pesquisa mencionada no início.
Entender essas preferências é essencial para que a loja possa desenvolver estratégias eficientes para atrair o consumidor ideal para cada produto e, com isso, aumentar as vendas.
Saiba quais as diferenças no processo de fidelização de homens e mulheres
Geralmente, os homens são mais fieis a uma marca, além de valorizarem a qualidade do produto e o bom atendimento. Por isso, é importante que as empresas invistam nessas variáveis para que esse consumidor sempre retorne ao ponto de venda.
Já as mulheres gostam de pesquisar preços e condições de pagamento facilitadas. Além disso, geralmente, estão disponíveis para experimentar novos produtos e conhecer novos estabelecimentos. Portanto, é um público que gosta de receber promoções. Entretanto, valorizam a qualidade e a durabilidade dos produtos.
Saiba quais as preferências de cada um
De acordo com a pesquisa mencionada, além da preferência dos homens por artigos eletrônicos e de informática, há um interesse em itens para casa, com 23% dos entrevistados, e 21% que gostam de delivery de bebidas e comidas, por exemplo.
Já entre as mulheres, além de moda e vestuário, estão entre suas preferências a compra de cosméticos, perfumes e produtos de beleza, o que corresponde a 41% em relação aos entrevistados que preferem esse tipo de produto.
Confira o que fazer para conquistá-los
A melhor forma de conquistar o público ideal é se aproximar do consumidor e entender a sua necessidade. Conhecer suas preferências e hábitos de consumo é importante para oferecer o que eles procuram e, dessa forma, garantir a sua satisfação com a empresa.
Atualmente, as lojas não são mais tão segmentadas como antigamente. Ou seja, uma mesma loja conversa com diversos públicos. Por isso, é importante que ela saiba como diferenciá-los e oferecer exatamente o que cada um procura.
Estudar o comportamento de compra do consumidor é essencial para qualquer empresa. Isso porque há características distintas entre as preferências de homens e mulheres durante o processo de compras. A loja deve saber diferenciá-los para diversificar seus produtos e conquistar o consumidor.
Agora que você já sabe como avaliar o perfil do consumidor, que tal entender como administrar as vendas? Confira, neste artigo, como um sistema para atacarejo tornou a gestão mais eficiente!