Computador Para PDV (Caixa) - 4 Dicas Do Que Avaliar

Computador para PDV (Caixa)? 4 dicas do que avaliar

por Kennedy da Silva, Gerente Técnico da S&I Automação e Refrigeração

 

O computador para PDV é o equipamento responsável por possibilitar a operação dos programas que facilitam a operação de um negócio, desde o sistema de venda, passando pela gestão de estoque, até a emissão de notas fiscais, todos essas aplicações dependem do funcionamento de um PC no caixa da loja.

Na hora de avaliar qual o melhor equipamento para o ponto de venda o varejista precisa ter alguns conhecimentos bem claros, pois essa máquina exige algumas particularidades que garantem a agilidade e a segurança nas transações eletrônicas.

Vamos apresentar 4 dicas que nortearão a avaliação do varejista para a escolha de um computador para PDV e farão com que o investimento seja correto para a empresa.

4 dicas para avaliar o computador para PDV

  1. Avalie a potência elétrica do computador para PDV

O computador para PDV fica ligado durante o dia inteiro, portanto, o consumo de energia da máquina deve ser levado em consideração no momento da escolha.

Sabemos que atualmente uma das principais despesas de um varejista é a conta de luz, dessa forma é preciso priorizar o investimento em equipamentos que possuam um consumo reduzido de energia.

Equipamentos eletrônicos devem ser vendidos com a etiqueta de informação do consumo de energia, esse é um bom parâmetro para a realização de uma pesquisa por parte do varejista ou do responsável pela compra.

  1. Escolha um computador para PDV que tenha uma configuração que atenda à demanda da sua loja

Esse é o principal ponto a ser avaliado pelo varejista. É necessário escolher um computador que execute todos os programas necessários para o funcionamento do ponto de venda.

O PDV é o coração da empresa, os processos que fazem parte da venda dos produtos não podem parar e nem devem ser lentos, pois qualquer atrito nessa operação afeta diretamente a satisfação do cliente e compromete a vontade deste de realizar a compra.

Portanto não tem outro caminho: o computador escolhido precisa ter um desempenho que agilize e ofereça segurança ao frente de caixa.

Escrevemos um artigo explicando com detalhes as características de um PC e apresentando o que um computador para PDV precisa ter para operar o frente de caixa sem que haja nenhum problema. Nesse artigo apresentamos informações sobre as principais particularidades desse equipamento, que são:

  • Capacidade de processamento;
  • Capacidade de armazenamento;
  • Memória;
  • Saídas disponíveis;
  • Manutenção;
  • Sistema operacional;

Esses são os principais tópicos que devem ser analisados para garantir que o computador para PDV possua uma configuração apta a receber os processos do frente de caixa.

  1. Analise a dimensão do computador para PDV

O ponto de venda é um local que normalmente é composto por uma série de equipamentos, além do computador, há a necessidade de um monitor, gaveta para dinheiro, máquina de cartão, impressora e em alguns casos até balança (quando a opção da empresa é ter uma balança de checkout).

Com base nessa quantidade de itens é preciso analisar o espaço destinado a cada equipamento, ou seja, a compra de um PC muito grande pode prejudicar a organização do local. O varejista deve sempre tomar a decisão pensando em levar comodidade ao cliente, não deixando que o computador prejudique a experiência de compra do consumidor.

  1. Pense na manutenção que será necessária

Equipamentos eletrônicos normalmente precisam de uma manutenção para possíveis reparos e para garantir o bom funcionamento.

Na hora de escolher e avaliar o computador para sua loja é preciso que você tenha a preocupação de garantir que em casos de problemas técnicos haverá uma empresa que prestará um suporte qualificado e rápido, garantindo que o seu PDV não pare de funcionar.

Alguns varejistas acreditam que montar a própria máquina é uma boa solução, entretanto ao longo do uso esse investimento pode ser perdido por algumas razões:

Primeiramente, e principalmente, o equipamento montado não foi feito para funcionar no PDV. A segunda razão é a falta de garantia, que não cobre rapidamente a troca de peças e, por último, o consumo de energia de um computador montado é maior do que o de um PC feito para operar o checkout de uma loja.

Conclusão: o segredo é sempre contar com uma empresa especializada em computador para PDV

Uma coisa é certa: não é possível ficar sem um computador no ponto de venda da loja. Portanto a escolha do varejista deve ser segura e consciente, abrangendo todas as necessidades da operação e assegurando uma agilidade ao processo de venda dos produtos.

Seguir as dicas apresentadas acima é o primeiro passo para uma boa escolha, porém é sempre recomendado que você procure uma empresa que já tenha experiência em fornecer computador para PDV. Assim, além de garantir uma compra certa, com base na informação de profissionais qualificados e acostumados com a situação, você garante um suporte efetivo e sempre disponível para solucionar possíveis problemas.

 

Fonte: Infovarejo