Entenda A Importância Da Nota Fiscal Eletrônica Para A Saúde Do Negócio
A nota fiscal eletrônica (NF-e) contém informações relevantes sobre o produto adquirido, como a data da venda, o valor, a marca, o modelo, a série e o tipo da mercadoria. Com ela, o consumidor tem acesso à garantia oferecida pelas empresas e o governo acompanha a regularidade das obrigações tributárias das pessoas jurídicas.
Neste post, vamos falar sobre a importância da nota fiscal eletrônica e explicar como melhorar os processos de emissão desse documento. Além disso, vamos mostrar o que precisa ser feito em casos de necessidade de obtenção de uma segunda via e apontar as penalidades existentes para empresas que não cumprem as exigências da NF-e. Gostaria de saber mais a respeito desse assunto? Siga em frente e fique por dentro!
Entenda a importância da nota fiscal eletrônica
Os empreendedores precisam conhecer os processos de emissão das notas fiscais para aprimorar o trabalho e alcançar melhores resultados em seus negócios. A NF-e é direito dos consumidores e serve de prova de que os tributos foram pagos corretamente. Esse documento é indispensável para conquistar a confiança dos clientes, fornecedores e parceiros.
Por outro lado, a NF-e traz algumas facilidades. Se o consumidor perder o documento, pode solicitar uma segunda via, a qual fica disponível no sistema para impressão. Após ser emitida, fica armazenada de forma eletrônica em suporte digital. As autoridades fiscais validam o documento que é obrigatório para manter a regularidade das empresas.
Saiba como melhorar os processos de emissão da NF-e
Para realizar os processos de emissão da NF-e, a empresa deve estar habilitada na Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ). Ela também precisa contar com um sistema de gestão que propicie a emissão dos documentos eletrônicos. No caso das prestadoras de serviços, a emissão da NF-e é vinculada à Prefeitura Municipal e pode ser feita por meio do site da sua região.
Os dados referentes às transações são preenchidos no emissor de notas fiscais de forma rápida e fácil. A ferramenta de gestão é útil para controlar diversos setores empresariais, como o estoque, o faturamento, o ponto de vendas ou a loja virtual. Existem programas ou plataformas que possibilitam a realização dos processos com o uso de certificado digital.
Compreenda os tipos de notas fiscais existentes
Existem vários tipos de notas fiscais, sendo cada uma delas apropriada para determinada atividade. A nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e) serve apenas para as empresas que prestam serviços; já o conhecimento de transporte eletrônico é obrigatório para o transporte das mercadorias; e a nota fiscal ao consumidor eletrônica (NFC-e) é entregue somente para o cliente final.
Por fim, o MDF-e, ou manifesto eletrônico de documentos fiscais, é emitido e armazenado no ambiente digital. Ele foi criado para substituir a capa de lote eletrônica e o manifesto de carga modelo 25 e é utilizado nas áreas de logística e transportes. Esse documento deve ser emitido por empresas prestadoras de serviços de transporte com veículos próprios, arrendados ou contratados.
Conheça as penalidades aplicadas às empresas que não emitem a NF-e
Algumas penalidades são aplicadas às empresas que não cumprem as exigências da NF-e. A omissão de valores, a falsificação ou a ausência de emissão das notas fiscais é ilegal e configura a sonegação de impostos. As penas podem ser de reclusão ou de multa de até 225% sobre os montantes omitidos, algo que costuma inviabilizar a sobrevivência do negócio.
Enfim, agora você já sabe a importância da nota fiscal eletrônica. Evite problemas com a fiscalização, diminua os custos com impressão e envio de documentos e aumente a segurança e o sigilo das informações. O uso de um sistema de gestão para a emissão da NF-e otimiza o tempo, simplifica os processos e libera espaço para a armazenagem dos arquivos digitais.
Deseja obter mais informações sobre o tema? Curta a nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado!