Entenda O Impacto Da Tecnologia No Varejo
A revolução tecnológica está impactando o mundo inteiro, as formas de relacionamentos e as maneiras de fechar negócios. A tecnologia vem influenciando todos os setores econômicos reduzindo os custos, elevando a produtividade e aprimorando os resultados. Ela traz diversos benefícios que são reconhecidos e estão explícitos para os administradores de empresas.
Neste conteúdo, explicaremos como o uso da tecnologia mudou completamente a forma de efetuar novos negócios. Aqui, falaremos sobre os impactos da revolução tecnológica no varejo e abordaremos as suas principais vantagens. Por exemplo, mais vendas e evolução da experiência do consumidor, aumento da produtividade, otimização de processos, entre outros.
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Saiba como o uso da tecnologia mudou a forma de efetuar negócios
As inovações tecnológicas no varejo estão se tornando mais conhecidas a cada dia porque melhoram as formas de efetuar vendas ou comprar produtos. Elas fazem parte do fenômeno que ficou conhecido como transformação digital, que está revolucionando os modelos de negócios. Na atualidade os consumidores utilizam dispositivos móveis para acessar redes sociais, localizar informações e comunicar-se com pessoas.
O uso de soluções propicia uma série de vantagens para os empreendedores de todos os segmentos. A inovação otimiza rotinas operacionais, aprimora o relacionamento entre clientes e organizações, melhora a experiência de compra dos consumidores, impacta a produtividade, eleva a lucratividade, permite um controle eficaz, possibilita a criação de estratégicas inovadoras, mostra os indicadores de desempenho etc.
Compreenda quais são os impactos da tecnologia no varejo
Os impactos da tecnologia no varejo são relevantes. A aplicação de ferramentas tecnológicas está modificando o modo de se relacionar e também de fazer negociações. O relacionamento entre as marcas e seus consumidores ficou mais próximo, de modo que é possível averiguar as necessidades do público-alvo antes de criar ofertas.
As chances de fidelização aumentaram consideravelmente, tendo em vista que os clientes se sentem mais valorizados pelos empreendedores que aplicam técnicas de marketing digital eficientes. Os investimentos em softwares que simplificam os processos de gestão melhoraram os resultados dos negócios e facilitaram o gerenciamento de todos os departamentos.
Mais vendas e evolução da experiência do consumidor
A tecnologia tornou as jornadas de compras mais atraentes aos clientes que estão mais exigentes em suas experiências com as marcas. Na atualidade, é crucial causar impressões positivas no primeiro contato e permanecer presente no cotidiano das pessoas. As inovações tecnológicas são utilizadas pelos consumidores para fazer pesquisas antes de efetuar uma aquisição, e pelos gestores para fazer mais vendas.
Aumento da produtividade
O aumento da produtividade depende do treinamento dos colaboradores, da capacitação das equipes e das condições do ambiente de trabalho que estão muito melhores com o uso de tecnologias. Utilizar sistemas eficientes e dispositivos ajuda a atender bem os clientes, agilizar processos, elevar as vendas, fazer trocas e devoluções com mais agilidade.
Otimização de processos
Os sistemas de gestão exercem papel fundamental para otimizar os procedimentos, automatizar atividades, registrar informações, integrar dados e aperfeiçoar decisões. Os colaboradores ficaram livres de tarefas burocráticas e manuais e podem aplicar o seu tempo para fazer análises estratégicas que agregam valor ao seu trabalho. Consequentemente, os gargalos podem ser minimizados.
Descubra qual é a importância de se atualizar para a competitividade
É muito importante estar atualizado e adaptado às tecnologias para promover o crescimento dos negócios. Por esta razão, investir em inovação é uma necessidade. Mais cedo ou mais tarde, as empresas terão que adotar a Internet das Coisas para manter a competitividade no mercado. Os investimentos em soluções tecnológicas são vitais para agilizar a comunicação.
Confira quais são os principais exemplos de tecnologia no varejo
São vários os exemplos de tecnologia disponíveis para o varejo. Os assistentes digitais conhecidos como bots são úteis e facilitam a jornada de compras dos clientes de lojas virtuais. Eles realizam atendimentos automatizados de forma eficiente sendo um canal de comunicação que funciona durante 24 horas todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados.
Distribuição ship-from-store
Essa tecnologia ajuda a transformar as lojas em pontos de distribuição e elimina a necessidade de armazéns ou centros de logística. Com ela, os empreendedores conseguem se preparar para receber pedidos de forma remota. Os vendedores acessam o estoque das lojas, inclusive peças de mostruário, em tempo real e os consumidores encontram os produtos com facilidade.
Self-checkout
Self-Checkout é um terminal de autoatendimento que dispensa a necessidade de ter um caixa convencional. Os consumidores fazem as compras e pagam rapidamente com o seu cartão de débito ou crédito. Isso reduz a formação de filas nos estabelecimentos, facilitando ao cliente, à aquisição de produtos de forma rápida e prática.
Sistema de gestão
Um sistema de gestão online é utilizado para a organização dos processos e potencialização dos ganhos. Esses objetivos são alcançados com a automatização das operações do varejo por meio de uma solução apropriada. Pode ser um conciliador de cartões, um Enterprise Resource Planning (ERP) ou outro software específico.
Ele melhora os planejamentos futuros, gera relatórios e gráficos que auxiliam na tomada de decisões mais acertadas, reduz os desperdícios e evita prejuízo, controla os processos de modo eficaz e oferece soluções customizadas e personalizadas. Além do mais, aprimora os resultados das vendas e ajuda a fidelizar os clientes.
Big Data
Big Data é uma solução que calcula, cruza e otimiza os dados gerados pelas empresas para que possam ser utilizados pelos gestores. Eles tornam as informações mais claras e permitem a compreensão do comportamento dos consumidores, a criação de estratégias de marketing mais efetivas, a otimização dos processos internos e evita perdas financeiras decorrentes de planejamentos equivocados.
Beacons
Beacons são os aparelhos que funcionam com a tecnologia bluetooth, emitem avisos e se conectam com os dispositivos móveis. No segmento varejista eles identificam clientes, informam a sua localização no estabelecimento e interagem no ambiente virtual. Precisam de um software avançado e apropriado para serem úteis aos empreendedores.
Omni-Channel
Omni-Channel tornou-se uma tendência do varejo que é baseada na convergência ou integração de todos os canais de comunicação utilizados por um empreendimento. Essa tecnologia oferece várias opções para que os consumidores cheguem até as mercadorias, incluindo vendas por catálogos, televisão, rádio, entre outros.
Entendeu um pouco mais sobre o impacto da tecnologia no varejo? Saiba que a Internet das coisas também faz parte do cenário da revolução tecnológica. Ela conecta os objetos utilizados diariamente por meio da Rede Mundial de Computadores. Assim, o mundo físico e o digital estão interligados para oferecer mais comodidade aos empreendedores.
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