Equipamentos para automação comercial: confira os 5 indispensáveis
Os equipamentos para automação comercial são essenciais para o sucesso dessa estratégia. Eles melhoram a eficiência das operações, trazem mais produtividade, otimizam o contato com o cliente, entre outras vantagens muito interessantes. Desse modo, pode-se alcançar uma vantagem competitiva única com ações simples e com um excelente custo-benefício.
Por essa razão, preparamos este post completo sobre a sua importância para o comércio e como ter um processo de implementação bem-sucedido. Quer saber mais? Acompanhe!
Qual a importância da automação comercial?
O varejo tem sofrido pressão por uma maior eficiência e produtividade de todos os lados, desde a oferta até a demanda. Os gastos de gerenciamento e manutenção das cadeias e suprimento crescem constantemente, os fornecedores tendem a repassar a inflação dos custos com matéria-prima para o comércio, a mão de obra praticamente nunca fica mais barata e a concorrência só aumenta. Desse modo, há uma tendência geral de elevação de preços aos consumidores finais.
Entretanto estes últimos, com o avanço das vendas digitais, estão se tornando cada vez mais exigentes em relação ao valor dos produtos e à experiência de compra. Eles exigem atendimento personalizado e descontos mais agressivos tanto nos pontos de vendas físicos quanto nos e-commerces. Portanto, qualquer variação positiva do preço tem um impacto negativo importante sobre os resultados.
Desse modo, os varejistas precisam buscar estratégias para sobreviver, e a automação comercial tem se oferecido como um esforço importante para melhorar todas as margens. Ela vai revolucionar ainda mais o mercado nos próximos anos, visto que está atingindo cada vez mais tarefas operacionais, gerenciais e logísticas. Com ela, têm sido possíveis atendimentos mais rápidos, entregas mais ágeis, processos mais enxutos e um custo-benefício muito maior.
Os sistemas de gestão comercial apresentam várias soluções que aumentam a praticidade de todos os setores, como:
- cadeia de suprimentos — os funcionários da sua empresa poderão recepcionar as mercadorias que chegam dos fornecedores, cadastrá-las, emitir notas fiscais, entre outras funcionalidades;
- estoque — podem-se cadastrar produtos por meio do código de barras e acompanhar a movimentação deles, como retirada para venda ou para as prateleiras, transferência para outra loja etc.;
- caixa — com o cadastro dos produtos nos sistemas automatizados, uma simples leitura dos códigos de barras já é capaz de baixar todos os dados importantes para a emissão do cupom fiscal em menos de um segundo;
- atendimento ao cliente — é possível cadastrar todas as informações de contato de um cliente, salvar os áudios de uma chamada, elaborar relatórios e interagir com dados de SMS’s.
- frete e controle de entregas — alguns sistemas se conectam com o site dos Correios e outras empresas de entrega e atualizam o status do frete para o cliente via e-mail ou SMS automaticamente.
Essas são apenas algumas das tarefas realizadas por esses sistemas. Eles são muito poderosos e podem executar diversas outras para que seu comércio tenha muito mais agilidade e simplicidade nos processos.
Quais são os principais equipamentos para automação comercial?
Para colher todos os benefícios da automação, os varejos e atacados precisam de equipamentos auxiliares, os quais vão realizar a leitura de dados, gerar documentos impressos e rodar os softwares. Vamos falar dos principais a seguir!
1. Leitores
Há várias modelos de leitores no mercado e, para o varejo, os mais importantes são os de código de barras. Eles podem ser fixos ou de mão. Os primeiros podem ser instalados nos caixas, estandes e outros móveis comerciais enquanto os últimos permitem mais mobilidade pelo usuário, que podem deslocar o leitor até o produto. Assim, ambos podem ser utilizados em vários setores com a máxima praticidade possível.
Nos caixas, eles fornecem agilidade no registro de produtos e ninguém consegue pensar mais em um supermercado sem esse equipamento. No entanto, outras áreas do comércio também podem se beneficiar deles, tanto nos setores de venda quanto nos de registro e recepção de mercadorias.
2. Impressora não fiscal
As impressoras não fiscais são aquelas que emitem os cupons diretamente ao consumidor, os quais, por não conter todas as informações exigidas pela Receita, não podem ser considerados notas fiscais. No entanto, eles são importantes para que o consumidor consiga retirar esse documento posteriormente e para que ele seja capaz de efetuar transações de trocas, por exemplo.
Além disso, muitas delas apresentam novidades que se adequam às necessidades mais modernas, como a geração de QR codes. Isso permite que as pessoas registrem mais facilmente o cupom nos aplicativos de gestão financeira, acessem o site da empresa mais rapidamente ou cupons de desconto promocionais.
Tudo isso é feito por meio da impressão térmica, a qual não demanda o uso de tintas. Assim, sua empresa não precisará se preocupar com custos elevados para a produção de documentos não fiscais.
3. Computadores
É preciso ter um bom CPU para que os sistemas de automação comercial rodem com facilidade, sem apresentar falhas ou travamentos. A memória de trabalho e o processamento devem ser adequados para o volume de informações que são movimentadas e eles devem contar com entradas e saídas para conexão com outros equipamentos, como os monitores, os leitores códigos de barras, modens de Internet etc.
4. Gavetas
As gavetas comerciais precisam ter divisórias compatíveis para o armazenamento de notas e moedas para facilitar a organização do caixa. Além disso, elas devem se sincronizar com sistemas digitais para as ações de travamento e abertura automáticas.
5. Coletores de dados
Esses equipamentos apresentam um mecanismo de leitura muito semelhante ao dos leitores de código de barras. No entanto, também são capazes de ler e interpretar outros sistemas gráficos de dados, como os QR codes. Os QR codes estão sendo utilizados em diversas operações comerciais, sendo obrigatórios dentro dos novo modelo de cupom fiscal.
Por que contar com fornecedores de confiança?
São vários os softwares e equipamentos disponíveis no mercado. Para garantir o máximo de eficiência, você deve contar com um fornecedor que trabalha com ambos. Assim, haverá uma integração completa entre a infraestrutura física e a digital, o que evita muitos problemas cotidianos, como a incompatibilidade de um equipamento com os sistemas.
Além disso, quando você conta com um parceiro confiável, a qualidade do suporte é muito melhor e qualquer ocorrência será rapidamente resolvida. Ele também vai oferecer uma consultoria completa de forma que você terá uma excelente estratégia digital de ponta a ponta para a máxima eficiência.
Portanto, para ter sucesso na sua estratégia com equipamentos para automação comercial, a escolha do fornecedor é um dos pontos mais importantes. Desse modo, opte por empresas renomadas no mercado e que ofereçam todas as soluções necessárias para o processo, desde o hardware até o software. Aqui, na S&I Automação, oferecemos uma solução completa, iniciando pelo projeto de layout da loja e passando o fornecimento de linhas de refrigeração, açougue, segurança e de automação.
Quer saber mais como podemos ajudá-lo a ter sucesso na sua estratégia? Então, entre em contato com nossa equipe!