Etiqueta de gôndola: importância para a operação da loja
por Kennedy da Silva, Gerente Técnico da S&I Automação e Refrigeração
A etiqueta de gôndola é uma importante aliada do varejista na hora de registrar as informações das mercadorias e fornecer dados para leitores de código de barras no ponto de venda da loja, ajudando na automatização do processo de venda.
Além disso, outro papel importante de uma etiqueta de gôndola é fornecer informações para o consumidor do produto, assegurando o cumprimento do dever do varejista de fornecer dados para o cliente sobre o produto, principalmente o preço.
Vamos apresentar os tipos de etiqueta de gôndola que o varejista encontra no mercado:
Tipos de etiqueta de gôndola:
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Etiqueta de gôndola de papel
Esse é um dos tipos mais tradicionais de etiqueta de gôndola. Por se tratar da informação que fica à frente dos produtos na prateleiras, é preciso que a impressão seja realizada em um tamanho especial e em um padrão, pois deve conter preço, descrição do item e código de barras das mercadorias.
Principalmente em supermercados, há constantes mudanças nas informações dos produtos (principalmente preço), por isso é indicado que a impressão atenda ao padrão estabelecido pela loja e aconteça em uma papel com bom custo benefício, pois o volume de impressão é alto.
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Etiqueta de gôndola adesiva
A etiqueta de gôndola adesiva tem a mesma aplicabilidade da de papel, porém conta com uma cola que serve para fixar ao local reservado na prateleira. Esse tipo de etiqueta também é utilizada em produtos que possuem identificações diferentes ou que possuem algumas particularidades em sua embalagem.
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Etiqueta de gôndola eletrônica
Com a modernização das coisas, existe no mercado modelos de etiquetas eletrônicas. São dispositivos que ficam à frente dos produtos nas prateleiras. Além da questão estética, pois deixa o supermercado com uma aparência mais moderna, essas etiquetas são eficazes durante a troca de preços. Basicamente, basta um comando do software de gestão para atualizar todos os preços da loja.
Outros benefícios desse tipo de etiqueta são: economia de papel, pois não é preciso impressão, e o fato de ser ecologicamente correta, pelo mesmo motivo.
Etiqueta de gôndola x etiqueta de produto
Alguns produtos, principalmente os vendidos a peso, devem ser comercializados com etiquetas próprias e individuais, pois o peso pode sempre variar de acordo com cada embalagem. Essas etiquetas geralmente são fornecidas pelas balanças.
Tirando esses casos, o uso de etiquetas de produto já é coisa do passado, de uma forma que colocar informação em todos os itens da sua loja se transforma em uma atividade pouco produtiva e morosa. Imagina trocar os preços de todos os itens do seu supermercado? Quanto tempo levaria para o cumprimento dessa tarefa?
Portanto destaca-se a importância da etiqueta de gôndola que serve para fornecer informações sobre todos os produtos de uma determinado espaço da prateleira rapidamente.
Integração com o sistema de gestão do varejista
O sistema de gestão é o principal software da operação de um estabelecimento do varejo, pois é responsável pela integração entre vários setores e processos de um negócio.
É aconselhável contar com um ERP que tenha integração com diversas impressoras de etiquetas. Usando a funcionalidade do sistema de gestão, o varejista consegue gerar novas etiquetas e mandá-las automaticamente para a impressora, garantindo, além da precificação correta dos produtos, o aumento de produtividade operacional da sua loja.
Conclusão
Antigamente, a identificação dos produtos acontecia de forma morosa, pois era preciso colocar uma etiqueta em cada produto que estava exposto na prateleira.
A identificação dos mercadorias é uma questão obrigatória em estabelecimentos do varejo. A etiqueta de gôndola é a grande responsável por atender essa obrigatoriedade e agilizar o processo. Ainda, ela é responsável por deixar as prateleiras do supermercado padronizadas, fazendo com que não falte informação ao cliente e deixando as gôndolas mais atraentes.
A etiqueta de gôndola também é importante para a operação do negócio, pois contribui para a automatização da identificação de produtos, além de ajudar durante uma troca de preços e ações promocionais.
Fonte: Infovarejo