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5 práticas de gestão de supermercados que você não pode perder

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) projeta um crescimento de 3,9% nas vendas do setor em 2020. Para que o empresário consiga se beneficiar desse crescimento, é necessário que ele invista na qualidade de seus processos de gestão de supermercados.

O problema é que nem sempre está visível ao empreendedor o que deve ser melhorado, corrigido e modernizado. A correria do dia a dia pode fazer com que essas questões fiquem para depois, prejudicando a médio e longo prazo os resultados da empresa.

Se você quer evitar esse cenário, acompanhe conosco 5 dicas para gestão para supermercados.

1. Monitore seus processos contábeis

É muito fácil se perder com os prazos para o pagamento de tributos e taxas, assim como não é difícil perder documentos importantes, como notas fiscais. As datas de entrega de declarações também podem ser um problema. Tudo isso tem um impacto na gestão de supermercados, gerando multas e dificultando o acesso da empresa a linhas de crédito, por exemplo.

Então, mantenha um controle rígido sobre a contabilidade de seu negócio. Se ter um departamento contábil for algo inviável, terceirize esse processo, escolhendo um profissional que entenda da dinâmica desse mercado.

2. Comunique-se adequadamente com seus fornecedores

O setor de compras de um supermercado precisa ser ágil. Sendo assim, os profissionais desse departamento precisam ter uma boa relação com os fornecedores.

Ficar sem determinado item pode fazer com que a marca perca vendas. Oferecer produtos com uma qualidade inferior aos do concorrente pode criar uma crise de imagem. Por isso, a comunicação entre empresa e fornecedor deve evitar ruídos, garantindo que as partes estejam cientes das expectativas mútuas.

3. Aperfeiçoe seu processo de contratação e treinamento

No dia a dia, quem faz as coisas acontecerem no supermercado são os funcionários: repositores, faxineiros, caixas, açougueiros etc. Para evitar que essas pessoas cometam erros, é importante que a gestão de supermercados invista em treinamento adequado.

Nem sempre orientar os funcionários mais velhos a ensinarem os novatos é uma boa ideia, pois esses profissionais, ainda que experientes, podem não saber transmitir o conhecimento.

O processo de contratação também precisa ser adequado. As pessoas devem ser selecionadas pela sua capacidade de somar ao time — e não apenas de exercer uma tarefa individual.

4. Analise seus indicadores

Aqui nós não estamos falando apenas dos números relacionados às vendas — ainda que sejam importantes. Existem diversas fontes de informação dentro de uma empresa capazes de ajudar o empresário a corrigir erros na gestão de supermercados.

Índice de faltas de funcionários, número de reclamações, tempo médio dos clientes nos caixas, produtos com mais ou menos saída são alguns exemplos de indicadores. Investir na automação dos processos, sempre que possível, faz com que a análise de dados se torne mais fácil.

5. Modernize seus equipamentos

Equipamentos antigos têm um custo elevado de manutenção, além de prejudicarem o trabalho das pessoas, devido às falhas mecânicas e eletrônicas. Por isso investir em máquinas adequadas para o PDV e outros setores, como balanças, picadores, etiquetadoras e coletores de dados, é tão importante.

A gestão de supermercados pode ser, sim, complexa. Mas isso não quer dizer que seja impossível aperfeiçoar a qualidade dos seus processos — muito pelo contrário, investindo em tecnologia eles se tornam muito mais simples e seguros.

Um medo comum dos empresários é ter prejuízos relacionados às perdas. Por isso, recomendamos se informar sobre o que são perdas e como evitá-las em seu supermercado.

                                  

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