Aprenda como fazer gestão tributária para supermercado do jeito certo
Fazer a gestão tributária para supermercado é uma tarefa essencial para aumentar a lucratividade, pois o recolhimento de impostos sofre variações de acordo com o regime tributário adotado. Isso significa que, com uma carga tributária extensa como a do Brasil, os cálculos devem ser feitos de maneira adequada para evitar transtornos com o Fisco e prejuízos ao negócio.
Uma forma de atingir esse objetivo é adotar uma série de ações que podem ajudar a manter um controle mais efetivo da carga tributária e, assim, evitar esses problemas. Entender como funciona a legislação e utilizar ferramentas que auxiliem esse processo são algumas dessas medidas.
Confira, a seguir, como funciona a gestão tributária e o que é possível fazer para ter o controle adequado. Continue a leitura para saber mais!
Entenda o que é gestão tributária
De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil ocupa a 15ª posição em relação aos países com a maior carga tributária do mundo. Além disso, o país tem 73 tipos de tributos, federais, estaduais e municipais, e arrecada o equivalente a 35% do Produto Interno Bruto (PIB).
Diante desses números, é possível compreender a importância de fazer uma gestão tributária eficiente. Com a grande variedade de impostos, é preciso entender quais se aplicam a cada tipo de negócio e de mercadorias para fazer os cálculos de forma adequada. Assim, é possível evitar problemas com a fiscalização e manter a saúde financeira da empresa.
Saiba quais são os principais tributos
Em um supermercado, existe uma grande variedade de produtos, e cada um faz parte de um grupo de mercadorias no qual podem incidir impostos diferenciados, ou seja, nem todos os itens têm a mesma carga tributária. Entretanto, alguns impostos incidem sobre a maior parte desses itens.
Confira, a seguir, os principais tributos que fazem parte da rotina em varejo de alimentos.
ICMS
O ICMS, que significa Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, é um imposto estadual. Portanto, é cobrado de acordo com o tipo de mercadoria comercializada, regime tributário adotado e alíquota correspondente ao estado.
PIS e COFINS
Esses dois impostos são de competência federal, e a forma de recolhimento e alíquotas aplicadas variam de acordo com o regime tributário adotado pela empresa. Os valores arrecadados são destinados ao INSS e seguridade social.
Confira qual é a melhor maneira de fazer a gestão tributária para supermercado
Uma boa gestão tributária é importante para ajudar a empresa a reduzir gastos, pois é possível adotar medidas que contribuem para isso. Confira, a seguir, o que é preciso fazer em um supermercado para evitar problemas tributários.
Faça um planejamento
Os recolhimentos dos impostos variam de acordo com o regime tributário adotado pela empresa. Com base nessa escolha, é preciso fazer um planejamento com as devidas datas de recolhimento e a estimativa de valores para evitar atrasos no pagamento, o que é prejudicial em função dos encargos adicionais nessa situação, como multas e juros.
Conheça bem a legislação
Entender o que diz a lei sobre a carga tributária da empresa é importante para visualizar quais são as obrigações devidas, a alíquota sobre elas, assim como a finalidade de cada imposto. Além disso, conhecer a legislação ajuda a avaliar os fatores que podem trazer benefícios ao pagamento de impostos, como a identificação do melhor regime tributário.
Escolha o melhor regime tributário
Um dos fatores mais importantes para reduzir custos com impostos é a escolha do regime tributário mais adequado às necessidades da empresa. Em um supermercado, é possível escolher entre três alternativas: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. A opção pelo regime correto traz vantagens para o negócio.
O Simples Nacional pode ser utilizado por empresas com o faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. Nessa modalidade, o sistema tributário é unificado. Dessa maneira, oito impostos são pagos em uma única guia, o que ajuda a diminuir bastante as despesas tributárias.
O Lucro Presumido é o regime tributário em que o cálculo do imposto é feito com base em uma parcela do faturamento considerada como lucro pela legislação. Ao escolher esse modelo, as alíquotas de pagamento variam conforme o tipo de imposto devido. Além disso, o limite de faturamento anual para optar por esse regime é de R$ 78 milhões.
Há também o Lucro Real, em que a base de cálculo dos impostos é feita de uma forma mais complexa que nos modelos anteriores. Essa modalidade é obrigatória para empresas faturamento acima de R$ 78 milhões.
Adote alternativas que ajudem a reduzir os impactos da carga tributária
As empresas que podem escolher entre os diferentes tipos de regime tributário devem optar por aquele em que haverá menor incidência de impostos. É essencial fazer uma análise detalhada para avaliar a melhor alternativa e, com isso, reduzir os impactos financeiros.
As empresas que utilizam o Lucro Presumido e o Lucro Real podem utilizar créditos fiscais para obter o estorno de valores que foram pagos. Vale ressaltar que essa possibilidade é referente a impostos diferentes em cada regime; por isso, é importante avaliar a melhor alternativa.
Também é importante ressaltar que todos os anos é possível alterar a escolha do regime tributário, desde que a empresa atenda às exigências específicas de cada um. Por isso, é importante avaliar se essa alternativa é viável.
Atente ao período de apuração
É preciso manter um controle rigoroso sobre o período de apuração e pagamento dos impostos. O objetivo é evitar atrasos no pagamento e, com isso, cobranças de multas e encargos, além de eventuais problemas com o Fisco. Cada imposto tem sua data específica, portanto, é preciso ter atenção redobrada com o calendário.
Conte com a ajuda da tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada para fazer a gestão tributária. Em meio a tantos cálculos e detalhes que precisam ser analisados, contar com o apoio da tecnologia contribui para garantir mais segurança e eficiência tanto no cálculo efetivo do imposto quanto no controle das atividades envolvidas para contabilizar a carga tributária.
A utilização de um software de gestão ajuda a automatizar tarefas e, dessa forma, reduzir as possibilidades de erros operacionais. Além disso, oferece uma série de recursos que ajudam a executar diversas atividades, como a emissão de notas fiscais e a escrituração fiscal e contábil, que são atividades obrigatórias por lei.
Existem várias medidas que ajudam a tornar a gestão tributária para supermercado mais eficiente, como fazer um bom planejamento, escolher o regime tributário mais adequado à empresa e avaliar as alternativas para reduzir a carga de impostos. A utilização de um software de gestão também é essencial para oferecer mais agilidade e segurança no controle das atividades que envolvem esse processo.
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