Impressora de etiqueta para supermercado: principais tipos
por Kennedy da Silva, Gerente Técnico da S&I Automação e Refrigeração
A impressora de etiqueta é o equipamento responsável por fornecer o rótulo que contém as informações para a identificação do produto nas prateleiras e gôndolas.
Se você pesquisar, encontrará alguns tipos diferentes desses equipamentos. O varejista precisa entender as diferenças entre cada impressora de etiqueta para conseguir escolher a melhor para sua loja e assim melhorar efetivamente a operação.
A diferenciação entre cada impressora de etiqueta pode partir do tipo de comunicação entre esse periférico e outros (computador por exemplo), método de impressão que é utilizado e o porte de cada aparelho.
Veja algumas informações importantes sobre esses detalhes que são usados para diferenciar uma impressora de etiqueta:
Método de impressão:
São três tipos de impressão que podem aparecer em uma impressora de etiqueta:
Impressão a jato de tinta: é como uma impressora caseira, onde há um cartucho com reservatório de tinta. Durante a impressão a tinta é lançada ao papel, ocorrendo a fixação.
Impressão a laser: esse tipo de impressora de etiqueta não apresenta cartucho de tinta. A impressão é realizada por meio da eletricidade, fazendo com que o raio laser gere as informações de textos e imagens no papel.
Impressão térmica: esse é o tipo mais usado em estabelecimentos comerciais, principalmente por questões de custos com falta de necessidade de recarga. A impressão é realizada por meio do aquecimento do mecanismo de impressão. Outro destaque desse tipo é a capacidade de impressão, a impressora de etiqueta térmica possui maior capacidade de trabalho.
Comunicação entre a etiqueta de etiqueta e periféricos:
É possível encontrar impressoras de etiqueta com três tipos de conexões: serial, ethernet e USB.
USB: essa é a principal forma de comunicação entre periféricos hoje em dia, justamente por isso, impressoras que possuem essa saída/entrada devem ser preferidas por causa da facilidade de conexão. A conexão USB também é mais indicada para outros equipamentos como impressora fiscal, coletor de dados e leitor de código de barras, por exemplo.
Ethernet: esse tipo de saída/entrada é raro de ser encontrado, dessa forma se a sua loja necessita de uma impressora de etiqueta você deve solicitar junto ao fornecedor.
Serial: ainda é encontrado alguns equipamentos com essa forma de comunicação. Aconselha-se a verificação prévia dos outros equipamentos quanto à entrada serial.
Porte da impressora de etiqueta:
Algumas impressoras apresentam funcionalidades diferentes de outras, normalmente a principal diferença gira em torno do volume de impressão realizado pela loja.
Se no seu negócio o volume de impressão de etiquetas de gôndola é muito alto é sugerido que você escolha um equipamento mais robusto. Esses equipamentos possuem maior velocidade de impressão e oferecem mais opções de impressão para o varejista.
Além disso, há alguns modelos que possuem visor e uma estrutura diferenciada. Caso ocorra uma necessidade de manutenção, esses equipamentos mais robustos, são mais propícios aos reparos, aumentando a vida útil da impressora.
Escolher a impressora de etiqueta correta é fundamental
Saber os tipos de impressoras e conhecer as diferenças é indispensável para que o varejista consiga fazer uma boa escolha de compra deste equipamento.
As vantagens de contar com um processo eficaz de identificação de produtos, são percebidas em atividades essenciais da loja, como o processo de precificação, por isso não dá para fazer uma escolha sem antes procurar saber as características da impressora de etiqueta.
Fonte: Infovarejo