Layout das gôndolas: 5 dicas de organização
O varejo no Brasil enfrenta um desafio relevante que é a limitação dos espaços físicos. Os varejistas que pretendem chamar a atenção dos consumidores para os seus produtos, precisam investir no layout das gôndolas e dispor as mercadorias em locais estratégicos. Existe truques que são utilizados para atrair os clientes e despertar o desejo de comprar os itens.
Neste artigo, apresentaremos dicas de organização do layout das gôndolas para que você consiga aplicar em seu negócio e explicar a importância dessa atividade para otimizar as vendas e a escolha dos produtos. Além do mais, vamos apontar detalhes sobre o uso de categorias e subcategorias, a altura e posicionamento, locais estratégicos, itens suscetíveis a compras por impulso etc. Continue a leitura!
Entenda a importância do layout das gôndolas
O layout das gôndolas é importantíssimo para otimizar a escolha dos produtos e para elevar as vendas. Afinal de contas, ninguém fica satisfeito ao procurar mercadorias em ambientes desorganizados, porque a perda de tempo desestimula os clientes. A organização é um diferencial para qualquer negócio e faz parte da primeira impressão causada aos consumidores.
Um cliente que chega e encontra um ambiente mal organizado, ainda que veja bons preços, dificilmente retorna ao estabelecimento. A experiência de compra precisa ser agradável para fidelizar a clientela e garantir a indicação da empresa para amigos e familiares. O layout das gôndolas foi planejado para promover sensações agradáveis aos compradores.
Além disso, há diversas vantagens para estabelecimentos que apostam no layout das gôndolas como estratégia do negócio. Normalmente os clientes chegam na loja para adquirir um item, mas acabam levando a cesta cheia de mercadorias que encontraram durante a jornada de compra. Portanto, ele pode ser decisivo para propiciar o aumento do ticket de venda.
Os itens são posicionados de forma planejada para que o consumidor entre no local e encontre o que está procurando. Ao caminhar pelo ambiente, ele poderá encontrar itens relacionados ao produto que deseja e adicioná-los ao seu carrinho. Por este motivo, é necessário colocar os produtos que se complementam próximos uns dos outros.
Conheça as 5 dicas de como organizar as gôndolas
Para organizar as gôndolas de modo eficiente e atrativo é necessário conhecer o comportamento do público-alvo. O layout precisa ser convidativo para estimular os consumidores a comprar os itens complementares e elevar a lucratividade do estabelecimento. Veja a seguir as principais dicas de organização desse espaço que vão deixar os seus clientes satisfeitos!
1. Uso de categorias e subcategorias
Procure facilitar a jornada de compra do seu público utilizando cores e nomes simples para sinalizar cada departamento da sua loja. Crie estratégias para expor mercadorias que se complementam em determinados locais do estabelecimento. Separe-os por categorias e subcategorias e, então, aplique a técnica cross merchandising para estimular os clientes a comprarem por impulso.
Fique atento aos seus clientes para definir quais são os pontos mais e menos movimentados. Se você souber onde acontecem as movimentações dos consumidores poderá planejar mais facilmente algumas formas de vender mais. Conte com o auxílio das câmeras de segurança para averiguar o percurso dos clientes e avaliar o comportamento deles enquanto fazem suas compras.
2. Altura e posicionamento
Alguns produtos precisam de maior destaque e devem ser colocados na altura da visão dos clientes. Uma boa iluminação destacará, ainda mais, os itens que deverão estar ao alcance e sem obstáculos que impeçam o acesso. Eles também precisam ser posicionados de forma apropriada, com os rótulos e preços para frente para facilitar a identificação pelos consumidores.
3. Uso de locais estratégicos
Utilize locais estratégicos para motivar os clientes a comprar determinados itens. Posicione próximo ao caixa os produtos que normalmente são comprados por impulso. Já as mercadorias mais básicas podem ser colocadas no final da loja, tendo em vista que eles são adquiridos de modo planejado. Os clientes passarão pelos corredores para encontrá-los e acabarão acrescentando outros em sua cesta.
4. Utilize prateleiras específicas
Prateleiras especiais podem ser separadas para as mercadorias que estão com o prazo de vencimento muito próximo. Por outro lado, também podem ser criados locais específicos para colocar os itens referentes às datas comemorativas, campanhas ou ações relevantes. Aproveite as oportunidades analisando o calendário e organizando as promoções relacionadas às festividades mensais.
5. Nível adequado
Como você pode ver, o layout adequado é fundamental para o sucesso dos negócios. Os produtos com menor giro são colocados nos lugares mais elevados para aumentar a visibilidade. As pessoas têm menos interesse nessas mercadorias e, por isso, não é indicado colocar junto aos lançamentos e, muito menos, com os itens perecíveis.
O nível da altura dos olhos é o que mais dá retorno em vendas. Essa linha é considerada a mais nobre e privilegiada para produtos de maior giro. Por esta razão, deve ser preparado de maneira minuciosa para que eleve a rentabilidade da loja. Coloque nessa posição as mercadorias mais lucrativas e que costumam sair com mais frequência.
Já no nível da cintura também é obtida uma ótima visibilidade que impacta consideravelmente as vendas. Esse é o local ideal para colocar os itens mais procurados pelos consumidores por ser uma altura acessível. Observe os hábitos dos clientes para fazer essa definição. Na linha abaixo da cintura ficam as mercadorias mais baratas e de grande rotatividade.
No chão devem ser dispostas apenas as mercadorias mais pesadas para reduzir o risco de perda ocasionada pelo incorreto manuseio dos clientes. Essas práticas minimizam as chances de acidentes que podem ocorrer se um consumidor tentar pegar algo pesado de uma altura elevada. Deixe-os na parte mais baixa por questão de segurança e para facilitar a reposição.
Aproveite as 5 dicas de gestão do layout das gôndolas! Se for possível, crie um planograma ou um desenho que aponte os locais ideias para as categorias e subcategorias. Defina também como vai sortir as prateleiras e a maneira de dispor marcas concorrentes. Elabore as suas próprias estratégias e planeje o seu espaço com tranquilidade.
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