Confira 5 dicas de ouro para melhorar o PDV e aumentar as vendas
O Ponto de Venda (PDV) é peça-chave para as estratégias de muitas empresas varejistas — inclusive aquelas que também vendem pela internet. Por isso, melhorar o PDV precisa ser uma ação contínua do empresário.
É comum que algumas lojas se deixem levar pela força de sua marca, acreditando que bons preços são suficientes para fazer com que a empresa continue chamando a atenção dos consumidores. Mas só isso não basta.
Hoje em dia, é necessário competir pela atenção das pessoas. O grande desafio das lojas físicas tem sido mostrar que elas também conseguem ser modernas e ágeis.
Pensando nisso, decidimos publicar algumas dicas para ajudar você na tarefa de fazer com que o seu negócio seja sempre referência em qualidade quando o assunto for PDV. Vamos lá?
1. Crie um ambiente agradável
Climatização, locais para se sentar, estrutura adequada para provar os produtos, iluminação, música ambiente etc. são alguns aspectos que tornam o PDV mais interessante para o consumidor. Por mais talentoso que seja o vendedor, ele não conseguirá fazer o seu trabalho se o ambiente não for confortável.
Pesquisas de opinião e funcionários atentos aos clientes podem indicar as correções que poderão ser feitas na sua loja.
2. Use a decoração a seu favor
Projetos de iluminação podem fazer com que a sua empresa se destaque em relação aos concorrentes. É verdade que esse pode ser um investimento elevado, mas em tempos tão competitivos, uma ação como essa pode fazer a diferença.
Em datas sazonais, como Natal, um bom projeto de decoração e iluminação é capaz de transformar a sua loja em uma atração do bairro!
3. Invista em marketing de guerrilha
Se você estiver disposto a atrair todos os olhares para a sua empresa, pode recorrer ao marketing de guerrilha. Nessa estratégia, a empresa aposta em ações ousadas, variando de acordo com o mercado no qual a empresa atua.
Não entendeu? Então, vamos a um exemplo. Você se lembra da novela Belíssima (TV Globo)? No primeiro capítulo da trama, várias modelos desfilam pela cidade de São Paulo usando as peças da marca fictícia. Na novela, a empresa chama a atenção da mídia e ganha destaque nos jornais de graça. Essa situação exemplifica bem o conceito de marketing de guerrilha.
No entanto, lembre-se de que esse tipo de ação precisa ser bem estudada e desenvolvida, considerando as características do seu público-alvo. Só assim ela se converterá em benefícios para melhorar o PDV.
4. Crie uma fachada que informe
A fachada da sua loja deve carregar a personalidade da marca. Além disso, ela precisa informar o cliente sobre as características principais da empresa, como o que se vende naquele local.
Algumas empresas fazem um PDV com pouca informação, acreditando que a pessoa entrará no local para verificar o que se vende ali. Trata-se de uma estratégia arriscada.
5. Fique de olho na concorrência
Monitorar as mudanças que os concorrentes fazem pode indicar caminhos e tendências de mercado. Não se trata de imitá-los, mas de tentar entender as novas estratégias do setor em que sua loja está inserida.
Melhorar o PDV envolve os cuidados básicos que todo empresário deve ter, como escolher o endereço adequado e ter infraestrutura mínima para atender ao público. Mas, acredite, como vimos neste artigo, essa estratégia vai além do básico.
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