O que é Automação Comercial
Antes de começarmos a falar em automação comercial, vamos pensar em um comércio de varejo. No dia a dia, diversas operações acontecem. Compra e venda de produtos, produção de alimentos (no caso de padarias e supermercados), movimentação financeira, controle de estoque, controle de notas fiscais etc. Isto tudo envolve uma série de áreas dentro da empresa e, consequentemente, uma série de pessoas.
Acontece que pessoas são passíveis de erros, não tem a agilidade de um computador ou uma máquina e, mais do que isso, existem atividades que, com o auxilio devido são executadas de forma muito mais precisa evitando perdas. E é aqui que entra a automação comercial.
Automação comercial é a utilização de softwares e hardwares (equipamentos) na execução de tarefas diárias dentro de um negócio. A automação comercial otimiza processos manuais, reduzindo a possibilidade de erro humano, reduzindo custos e agilizando as tarefas. Como consequência disso, o atendimento ao cliente final melhora. Atendimento mais assertivo, informações corretas, menos filas e respostas mais rápidas.
Com os equipamentos corretos e um sistema adequado, a gestão do negócio fica mais eficiente. O controle sobre vendas, faturamento e estoque melhoram e os gestores da empresa tem mais tempo de pensar estrategicamente, desenvolvendo ações que tragam impacto positivo à organização. Ou seja, a automação comercial vem para agregar e auxiliar no crescimento do comércio.
Automatizar o comércio é uma tarefa relativamente simples. Consultando empresas corretas e sólidas no mercado, é possível realizar este processo de forma tranquila e rápida. A gama de possibilidades é vasta e a opção por uma empresa séria e especialista em automação comercial faz toda a diferença.
Boa sorte e boas vendas!