O que é o SPED fiscal e qual a importância para a gestão da empresa?
O SPED fiscal foi criado para que os contribuintes consigam enviar as suas informações para o Fisco. O sistema reúne todas as informações sobre a apuração dos Impostos sobre Produtos Industrializados e Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Por outro lado, elimina uma grande parte da burocracia e descomplica o processo de envio.
Neste post, falaremos sobre o que é o SPED fiscal e qual é a importância dele para a gestão da empresa. Além disso, explicaremos para que serve e quais são as vantagens de fazer a implementação da solução em sua empresa. Aqui, você encontrará detalhes sobre agilidade nas demandas, resultados precisos, estabelecimento de padrões, redução de custos, entre outros.
Gostaria de saber mais sobre o assunto? Prossiga e fique por dentro!
O que é SPED fiscal?
O Sistema Público de Escrituração Digital é conhecido como SPED fiscal. Ele é um sistema novo da Receita Federal do Brasil (RFB) que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do nosso país. Substitui a escrituração manual e os documentos de papel, modernizando, facilitando e otimizando a fiscalização tributária, bem como a entrega das obrigações acessórias.
Tributos municipais, estaduais e federais são enviadas por meio do SPED, que tem por base 3 pilares. As NF-es (Nota Fiscal Eletrônica) substituem as notas fiscais impressas, já a ECD (Escrituração Contábil Digital) é a versão digital das fichas de lançamento, balanços, balancetes e livro razão, enquanto a EFD (Escrituração Fiscal Digital) serve para apurar IPI e ICMS.
Qual é a importância do SPED fiscal para a gestão da empresa?
O SPED fiscal é muito importante para que o empreendedor consiga acompanhar os valores gastos com o pagamento dos impostos. As empresas obtêm praticidade para entregar os documentos e os dados fiscais para o governo, visto que utiliza um meio eletrônico para cumprir as suas obrigações. Com ele é possível otimizar processos e há uma redução considerável no uso de documentos físicos.
Quais são as vantagens do SPED fiscal?
A implementação do SPED fiscal traz diversas vantagens para os usuários, pois o seu funcionamento é muito simples e os procedimentos podem ser realizados mensalmente. O sistema conta com um programa validador e assinador conhecido como PVA que é disponibilizado pela RFB. Observe a seguir as principais vantagens do SPED fiscal!
Maior agilidade nas demandas
Os contribuintes acessam rapidamente os seus dados e conseguem controlá-los para fazer o cruzamento de informações fiscais e contábeis. As tarefas internas relacionadas aos tributos são realizadas com agilidade e menos burocracia aumentando a economia do tempo dos colaboradores.
Resultados mais precisos
Os resultados tornam-se mais precisos e seguros pelo uso do sistema e de uma assinatura digital. A certificação reduz as chances de fraudes e de vazamento dos dados sigilosos e confere validade jurídica aos documentos.
Estabelecimento de padrões
O sistema permite o crescimento das empresas de pequeno e médio porte e incentiva o surgimento de novos empreendimentos. Como o processo é digital, os dados podem ficar salvos em arquivos online e as informações padronizadas são enviadas ao governo.
Redução de custos
As empresas que utilizam o SPED eliminam gastos com impressoras, tinta e papel pelo uso de documentos digitais. Os custos com locomoção, envio e busca de documentos físicos desaparecem e os problemas com a armazenagem deixam de existir.
Enfim, agora você já sabe o que é SPED fiscal e qual é a importância dele para a gestão da empresa! O sistema auxilia e melhora a administração tributária dos empreendimentos. Portanto, utilize essa opção que é resultado da implantação da tecnologia e usufrua de todos os benefícios apresentados neste conteúdo!
Deseja obter mais informações referentes ao tema? Então assine a newsletter e receba as novidades em seu e-mail!