Entenda a importância do relatório gerencial para a gestão do varejo
Quando vamos ao médico, é comum que ele peça alguns exames, com o objetivo de entender o que os sintomas significam. Assim, fica mais fácil acertar no diagnóstico. Do mesmo modo, o relatório gerencial dá ao empresário um panorama sobre o seu negócio, fazendo com que ele acerte na hora de tomar decisões importantes.
O problema é que nem sempre a empresa desenvolve esse relatório adequadamente. Ignorar informações ou analisá-las de forma errada fará com que o relatório gerencial perca sua finalidade.
Para que isso não ocorra no seu empreendimento, recomendamos a leitura deste material. Nele, falaremos sobre as principais características de um relatório gerencial.
O objetivo do relatório gerencial
O objetivo de um relatório gerencial é revelar qual é a situação atual da empresa e o seu desempenho em um aspecto determinado. Dessa forma, os gestores conseguem tomar decisões importantes, como mudar o curso de estratégias, diminuir investimentos etc.
Dependendo do segmento de atuação, diversos fatores podem ser analisados, como o volume de vendas, satisfação do cliente, aspectos financeiros etc. O relatório gerencial também pode propor soluções à empresa. Para isso, ele deverá trazer argumentos (dados) e uma análise clara dessas informações, justificando as recomendações propostas.
As fontes de dados do relatório gerencial
A principal fonte dos dados é a própria empresa. Sendo assim, é fundamental que o negócio invista em tecnologias que coletem informações de forma adequada. Isso reduz os riscos de o relatório gerencial trazer dados que não condizem com a realidade da empresa, seja porque estão obsoletos ou porque estão incorretos.
O ideal é que essas informações sejam complementadas com dados externos, do mercado e da economia. Por exemplo, se a sua empresa pretende ampliar uma loja, é importante verificar se ela tem capital para isso, mas também se a projeção de vendas justifica esse investimento.
Objetividade e periodicidade
O relatório gerencial precisa ser objetivo. A ideia é que ele sirva como principal fonte de informações em momentos de dúvida. Sendo assim, ele deve ser didático e evitar trazer mais perguntas do que respostas. A periodicidade vai variar de acordo com o objetivo da empresa e a necessidade de rever o posicionamentos diante de fatos internos e externos.
Os departamentos de marketing, compras e atendimento ao cliente podem ter necessidades diferentes em relação à periodicidade de um relatório. É comum que os setores contábil e financeiro precisem dessas informações de forma mais ágil. Contudo, isso pode variar de acordo com cada empresa.
Caso o empresário tenha digitalizado parte de seus processos, investindo em ferramentas modernas, será mais rápido ter acesso a esses dados — ao contrário de empreendimentos que ainda trabalham de forma analógica.
Entender o que é um relatório gerencial e como ele contribui para o sucesso de seu negócio é relevante para evitar erros na hora de tomar decisões, como o direcionamento de recursos e novas estratégias de vendas. A S&I Automação Comercial desenvolve uma série de soluções para o varejo, voltadas para a manutenção, modernização de equipamentos e gestão de processos.
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