5 dicas essenciais de ambientação para reter seus clientes!
A ambientação é muito importante para a construção de uma marca, assim como a gestão do varejo. Cada consumidor que tem acesso ao espaço físico do seu negócio faz uma análise inconsciente e tira as primeiras impressões para decidir se voltará a comprar ou não. Por esse motivo, você precisa garantir que ele tenha uma excelente experiência quando entrar na sua loja.
Neste post, vamos falar sobre como é possível reter o cliente e trazer dicas de ambientação para aumentar o tempo de permanência dele. Gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura e fique por dentro!
Saiba como reter o cliente dentro de uma loja
A manutenção do cliente dentro de uma loja é um dos fatores principais para qualquer estabelecimento. De acordo com um estudo do Gartner Group, reter os clientes eleva os lucros da loja entre 25% até 125%. Sendo assim, os empreendedores devem investir em diversas estratégias a fim de que os consumidores passem mais tempo dentro das estruturas físicas.
Para aumentar as taxas de retenção, entenda o que os seus clientes pensam e melhore o relacionamento da sua marca com eles por meio da qualidade, honestidade e responsabilidade. Utilize os sites e as redes sociais para descobrir quais são os motivos que levam as pessoas a comprar produtos. Ofereça descontos e observe o comportamento do seu público-alvo.
Conheça as principais dicas de ambientação
A expansão dos negócios exige comprometimento por parte dos empreendedores, os quais devem agir sempre com ética e oferecer agilidade no atendimento. Não adianta investir no controle financeiro e na captação de nova clientela se não os fidelizar e perdê-los para a concorrência. Veja a seguir 5 dicas de ambientação que serão muito úteis para reter os seus clientes!
1. Invista em uma boa estratégia de ambientação
Implemente estratégias eficazes para tornar o ambiente mais agradável para os consumidores. Apenas oferecer ótimos serviços ou produtos não é o suficiente para que eles tenham uma boa experiência de compra nos dias de hoje. É preciso fazer muito mais para conquistar a lealdade das pessoas e continuar merecendo-a ao longo do tempo.
2. Aposte em uma decoração bonita e coerente
Quer ter mais pontos positivos em seu negócio? Invista no que agrada aos olhos dos clientes, sobretudo na decoração do ambiente para atrair atenção. Combine as cores, plantas, objetos decorativos e espaços para criar uma identidade exclusiva para a sua loja. Não se esqueça da vitrine, que precisa estar decorada e ser atraente.
3. Trabalhe com aromas
Conte com uma bela fachada para que os consumidores sintam vontade de entrar no estabelecimento. Mas lembre-se do marketing olfativo, o qual consiste em um recurso sensorial muito importante para estabelecer vínculos emocionais entre a marca e os clientes. Saiba que o cérebro cria emoções e memórias facilmente ativadas pelo cheiro de determinadas fragrâncias.
4. Ofereça degustações
Além da gestão de estoques e das promoções, ofereça degustações a todos aqueles que entrarem pela porta. Por meio delas, muitas pessoas podem ser cativadas, pois não vão resistir à oportunidade de experimentar ou testar produtos diferenciados. Muitos clientes colocam itens em seu carrinho após conhecer melhor uma marca.
5. Crie eventos de marketing de guerrilha
O marketing de guerrilha é uma estratégia que visa ao investimento em publicidade criativa e não convencional de produtos ou serviços. As suas táticas são mais agressivas na divulgação e inspiradas na Guerra do Vietnã. Muitas delas estão relacionadas à criação de eventos inovadores para impactar as vendas e superar a concorrência.
Essas são as 5 dicas essenciais de ambientação para reter o cliente. Os recursos sensoriais permitem uma melhor experiência do cliente e podem ser explorados de diversas formas. Não seja passivo na retenção de clientes para evitar desgastes ainda maiores. Atenda às necessidades e expectativas deles e mantenha-os engajados.
Deseja obter mais informações sobre temas relacionados? Então siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.