Você sabe qual é a real importância da segurança de dados nas empresas?
Empresas de todos os segmentos fazem a captação de dados oriundos de várias fontes para alavancar os seus negócios. Essa prática é bastante comum para a otimização de processos, aumento da rentabilidade, lucratividade e competitividade no mercado. As informações são muito valiosas e, por este motivo, devem ser armazenadas em ambientes seguros que não ofereçam risco de vazamentos.
Caso ocorra a divulgação de dados sem o consentimento dos titulares, algumas consequências são praticamente inevitáveis. Neste post, vamos explicar em que consiste a segurança de dados nas empresas, esclarecendo a sua importância dentro de uma organização. Aqui, você vai descobrir ainda quais são as práticas mais indicadas para garantir a proteção das informações no meio corporativo.
Gostaria de saber o que pode ser feito para manter as informações em segurança? Leia este artigo até o fim!
O que é a segurança de dados?
A segurança de dados nas empresas relaciona-se a um conjunto de ações reativas e preventivas para manter a integridade, a confidencialidade, a conformidade, a autenticidade e a disponibilização adequada das informações de pessoas físicas e jurídicas. O objetivo é conferir proteção dos sistemas contra acessos de indivíduos mal-intencionados que roubam ou modificam conteúdos e a prevenção de perdas.
As ameaças podem ser intencionais ou acidentais — por exemplo, a exclusão de arquivos de forma não intencional. As informações têm muito valor no universo empresarial e podem ser expostas quando manuseadas por meio de sistemas digitais ou informatizados. Por isso, os gestores precisam fazer planejamentos para implementar processos e ferramentas que mantenham os dados íntegros.
Qual é a importância da segurança de dados dentro de uma empresa?
Proteger os dados de uma organização é muito importante devido às tentativas de espionagem que são comuns no mundo dos negócios. As ações maliciosas causam impactos muito negativos para a imagem das organizações e prejudicam o seu crescimento. Hoje é indispensável realizar a proteção de ativos para evitar o comprometimento de serviços e despesas com resgate.
Por outro lado, se as informações estratégicas de uma empresa vazarem, os concorrentes vão utilizá-las em seu favor para se preparar e sair na frente. Já os dados dos clientes, fornecedores, parceiros e contratantes são confidenciais e não podem ser divulgados em nenhuma hipótese. Os contratos sigilosos também devem ser protegidos.
Quais são as práticas mais indicadas para garantir a proteção dos dados?
Várias práticas podem ser aplicadas para garantir a proteção e a análise de dados. O uso de certificados digitais que contam com criptografia para a assinatura e emissão de documentos é um meio de evitar a violação de dados trocados de forma online. Essa tecnologia é confiável e eficiente, já que opera com protocolos modernos. Observe abaixo outras práticas indicadas para proteger as suas informações!
Realização de backups
Organize uma rigorosa rotina de backups para ter a possibilidade de obter as informações perdidas ou roubadas recuperadas em um ambiente virtual. É aconselhável a adoção de sistemas de controle de acesso dos dados sensíveis por meio de canal criptografado. Isso vai garantir a disponibilidade, a integridade e a confidencialidade dos conteúdos relevantes.
Limite e autorização de acessos
Tenha uma lista com os nomes dos colaboradores que têm acesso aos dados da organização para elevar a segurança. Em caso de erro ou falha humana, eles deverão comunicar a ocorrência para que medidas sejam tomadas imediatamente. Mantenha um controle rígido e minimize os privilégios concedendo apenas as informações indispensáveis à realização de tarefas.
Análise de riscos
As verificações de riscos devem ser efetuadas regularmente para a identificação de perigos potenciais para os dados corporativos. Adotando essa prática, é possível localizar inúmeras ameaças e examiná-las para verificar se há chance de violação das informações sigilosas. Analise os pontos fracos do sistema de segurança, estabeleça prioridades e crie um plano de ação contra danos.
Política de senhas
Oriente os profissionais envolvidos com atividades relevantes sobre a importância do cuidado com as senhas corporativas. Caso contrário, não vai adiantar investir em ferramentas e criar uma política de segurança das informações. Os profissionais precisam utilizar códigos que sejam barreiras contra ataques cibernéticos e realizar a atualização de senhas de maneira periódica.
Quais são os erros mais cometidos por gestores?
Os gestores são profissionais especializados que têm conhecimento em diversas áreas. No entanto, eles também cometem erros quando não fazem planejamentos completos para a segurança da informação. Eles terão que fazer um levantamento dos dados a serem protegidos e implementar estratégias para elevar ao máximo a proteção. Confira a seguir quais erros devem ser evitados!
Pouco rigor no tratamento dos dados
Ações práticas, como a estipulação de normas de manuseio, o uso de mecanismos protetivos, a aplicação de senhas fortes, a implementação de sistemas de autenticação de usuários, os planos de contingência e o treinamento dos colaboradores, não podem ser ignoradas. O gestor que usa todos esses fatores a favor da empresa tem mais chances de sucesso tornando a gestão mais eficiente.
Falta de alinhamento da política de segurança
A política de segurança dos dados deve estar alinhada com a diretoria, os líderes e as equipes de colaboradores. Os investimentos nessa área não podem ser vistos como um gasto desnecessário e sim como algo primordial para a sobrevivência da empresa. As dificuldades de orçamento ou a baixa adesão dos funcionários precisam ser superadas com o auxílio do gestor.
Ausência de treinamento das equipes
Muitos não entendem sobre a necessidade de treinar as equipes colocam as estratégias de segurança das informações em risco. Os usuários e o time de Tecnologia da Informação (TI) são peças chaves para que os métodos de proteção funcionem. Por isso há a necessidade de promover treinamentos para minimizar a vulnerabilidade dos dados.
Inexistência de regras claras e objetivas
As normas internas claras e objetivas são primordiais para que os colaboradores saibam exatamente o que precisa ser feito. Estabeleça limites para que os profissionais que manuseiam os dados não cometam erros graves. Todos devem estar conscientes da relevância de seus atos e dos prejuízos que poderão causar se não seguirem as regras da organização.
Agora você já sabe qual é a real importância da segurança de dados nas empresas! Utilize softwares que podem ajudar com todas essas questões, pois, além de auxiliarem na proteção das informações, eles impactam positivamente na gestão da organização. Conte com o auxílio das tecnologias e de um bom software de varejo para aprimorar os procedimentos de gerência e confidencialidade!
Deseja obter mais informações sobre o assunto? Acesse o nosso site e confira todas as possibilidades disponíveis para o seu negócio!