Como realizar a transformação digital no varejo?
Estamos na era da experiência e do consumo omnichannel. Ou seja, a tecnologia modificou comportamentos, maneiras de se tomar decisões e formas de pensamentos. Por isso, as empresas precisam repensar o modelo de negócio para se adequarem à transformação digital no varejo.
Com a internet funcionando nos dispositivos móveis, com apenas um toque no smartphone as pessoas realizam suas compras. Mas de que maneira isso tem alterado o varejo? É isso que vamos abordar ao longo do post. Vamos lá?
Saiba como a transformação digital tem impactado o varejo
A transformação digital no varejo é uma necessidade do mercado contemporâneo. Afinal, os consumidores mudaram seus comportamentos e cada vez mais têm se relacionado com as marcas, produtos e serviços por meio do celular e de outros dispositivos móveis.
Por essa razão, independentemente do tamanho das empresas ou dos tipos de mercado, é imprescindível integrar processos e soluções tecnológicas para obter capacidade operacional e proporcionar experiências importantes para seus clientes.
Desta forma, o varejo precisa criar um ambiente de evolução para que as lojas sejam mais que um local de compras, e sim um espaço de conveniências, opções de escolhas, acessos facilitados, interação nos contatos e personalização.
Logo, as lojas físicas devem entregar o mesmo tipo de experiência que os consumidores encontram no celular. É desafiante? Com certeza, por isso a equipe de vendas necessita conhecer tudo a respeito dos produtos ou serviços, porque o Google é um concorrente forte de informações e opiniões.
É preciso repensar os processos e desenvolver um ambiente conectado, sempre usando a tecnologia de forma eficiente para que os clientes estejam no centro dos negócios. Além disso, é fundamental que as empresas acompanhem os movimentos de mercado, para que se tornem a cada dia mais inovadoras, ágeis e inteligentes com a utilização de dados.
Veja o que tem sido utilizado na prática
Esta transformação digital começa a ocorrer quando o varejo entende que precisa haver uma mudança de mindset nos seus processos internos e no uso da tecnologia. Entenda melhor logo a seguir.
Cultura interna
A transição para que isso aconteça precisa partir dos modelos de gestão, remuneração e engajamento dos colaboradores com reflexo nos consumidores. Assim, é necessário desenvolver novas habilidades e tecnologias para oferecer inúmeros benefícios aos clientes e se destacar no mercado.
Estrutura das empresas
A estrutura do varejo deve ser horizontal, ou seja, com menos hierarquias e burocracias. Isso proporciona leveza, colaboração, agilidade e flexibilidade no trabalho. Esta modificação também incorpora novos aspectos culturais, cria áreas de inovação e altera a realidade do comércio.
Modelos de negócios
A proximidade com os clientes é o grande diferencial deste modelo de negócio integrado e interativo. Isso porque há a possibilidade de se compreender o comportamento deles e criar soluções para suas necessidades. Desse modo, os consumidores se tornam o centro das empresas.
Invista em dados
Uma vez que o varejo detém as informações de que precisa sobre o seu público, isso ajuda nas tomadas de decisões e nas análises. Nada é feito por intuição como em outros tempos. Agora, o mercado é mais complexo. É preciso angariar o máximo de dados consistentes para que as melhores decisões sejam tomadas.
Conheça as vantagens e mudanças para atrair novos clientes
Os varejistas devem aplicar novas estratégias para atrair os clientes e fidelizá-los, principalmente no ambiente virtual. Por meio de inovações nas operações logísticas, é possível atendê-los com eficiência. Afinal, o e-commerce gera compras e, com isso, existe a necessidade de se ter um centro de distribuição, em diferentes regiões, para que as entregas sejam rápidas.
Por exemplo, há empresas que têm pequenos depósitos em certas localidades do Brasil para acelerar a distribuição das mercadorias aos consumidores. Além disso, há uma tendência de se oferecer a opção de o cliente decidir a melhor maneira de finalizar a compra. Ou seja, os clientes adquirem um produto pelo aplicativo, mas podem preferir retirar os itens diretamente na loja.
Aprenda quais são as estratégias para a transformação digital no varejo
O primeiro passo é conhecer a situação financeira do público-alvo. Essa é uma estratégia importante para que os varejistas desenvolvam modelos de negócio condizentes com a realidade dos clientes. Uma maneira de obter tais informações é por meio de interações nas mídias sociais e por pesquisas online.
Outra alternativa é usar o modelo ganha-ganha, em que as empresas distribuem cupons de desconto, geralmente de 10% a 20%, para os consumidores por meio de aplicativos. Consequentemente, há um aumento de vendas, gerando resultados tanto para os varejistas quanto aos fornecedores. Logo, todos saem ganhando.
Mais uma estratégia é coletar os dados dos compradores nas redes sociais para que as campanhas de marketing sejam mais precisas. Assim, informações sobre perfil econômico e social, hábitos de consumo e preferências e motivos da compra podem direcionar a oferta de produtos para cada pessoa.
Também podem ser adotadas as facilidades a seguir:
- possibilidade de verificar a disponibilidade do produto na loja antes de ir até o ponto de venda;
- entrega de mercadorias no mesmo dia;
- viabilidade de tocar e sentir o produto, ofertando novas experiências;
- acúmulo de pontos de fidelidade para o cliente utilizar na loja e se sentir motivado em adquirir novidades;
- consulta prévia aos especialistas da marca com a meta de esclarecer as dúvidas;
- descontos interessantes com vendedores da loja.
Embora o e-commerce ainda tenha pouca participação em relação à loja física, ele está em crescimento constante e foi o impulsionador de toda mudança que vem acontecendo no varejo. Por isso, não pode ser deixado de lado.
Mesmo que o lojista não tenha todas as tecnologias e inovações digitais, é preciso fazer o uso certo das ferramentas. Inclusive, isso pode ser realizado por parcerias ou associações a startups.
Como você viu, a transformação digital no varejo trouxe uma intensa otimização dos processos, alterando a rotina do setor. Dessa forma, há uma melhora considerável dos desempenhos dos colaboradores e da produtividade das empresas de maneira geral. Contudo, para se alcançar o alto nível de eficiência, deve-se adotar também ferramentas que revolucionam os processos de vendas.
Entendeu como é possível realizar a transformação digital no varejo? Agora, nos siga em nosso Facebook, Instagram e LinkedIn.