Varejo online: você sabe o que é?
O varejo online consiste na venda de produtos por meio da internet — como acontece em lojas virtuais e marketplaces. Nos últimos anos, esse modelo de negócio ganhou mais destaque e vem apresentando um crescimento contínuo, o que traz boas perspectivas para quem atua no ramo.
Quer ficar por dentro de quais são as tendências para esse mercado? Então, você não pode deixar de conferir este artigo. Descubra, agora mesmo, como você deve se preparar para atrair e reter mais clientes e manter a competitividade!
Intensificação das compras mobile
As compras feitas no varejo online via smartphone já vem apresentando um crescimento e a tendência já não é mais que elas aconteçam, e sim de que se intensifiquem.
Por isso, as empresas precisam começar a considerar que muitos consumidores utilizam esse meio, se não apenas esse canal, para realizar compras em e-commerces — principalmente se considerarmos que os grandes players já desenvolveram aplicativos para as compras.
Portanto, invista em um site responsivo e que ofereça uma ótima experiência mobile para o público.
Transição do consumidor entre loja física e online
Outra tendência forte (e que já está se estabelecendo) no varejo online é o chamado omnichannel. Com essa estratégia, seu público pode transitar entre os mais variados canais de atendimento e vendas — site, estabelecimento, telefone, e-mail e redes sociais — e ter uma experiência integrada.
Na prática, isso significa que o cliente pode pesquisar e comprar o produto na loja online e optar por fazer a retirada na loja física, por exemplo. Vale destacar a importância de manter um padrão de qualidade entre todos os canais, de forma que o consumidor não perceba diferenças significantes entre eles (o que prejudica a vivência com a marca).
Logística ágil e versátil
O prazo de entrega e a pontualidade sempre serão um fator de muito peso para os consumidores nas compras online. Isso significa que eles podem deixar de fazer a aquisição caso o frete seja muito alto ou o tempo de envio longo demais.
Por isso, outra grande tendência é tornar a logística cada vez mais ágil e versátil (com um preço justo). Entre as alternativas, estão:
- entregas no mesmo dia (same day delivery);
- pontos de coletas;
- compra no e-commerce e retirada na loja.
Uso de inteligência artificial
O principal objetivo de se usar a inteligência artificial no varejo online é a poder conhecer melhor o comportamento e as necessidades dos clientes, a fim de promover uma comunicação mais direcionada e promoções personalizadas. Nesse sentido, ela ajuda a:
- criar recomendações inteligentes;
- definir políticas de preço;
- sugerir produtos com base na demanda;
- fazer análises preditivas dos hábitos e necessidades dos clientes.
Acompanhar as mudanças no varejo online (e se adaptar rapidamente a elas) é a melhor maneira de manter a sua empresa atualizada e competitiva no mercado — atraindo a atenção do público.
Nesse sentido, atender bem aos clientes multichannel e omnichannel é uma estratégia que já precisa ser colocada em prática, visto que, como você pode ver, isso já não é mais apenas uma tendência.
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